CLARIÇA LIMA PARTICIPA DA 31ª EDIÇÃO DA CASACOR SÃO PAULO

Por • 14/06/2017 08:45:38 • Categoria: NEWS
A paisagista se destaca entre os novos nomes na maior mostra de decoração em São Paulo com seus jardins verticais
Pela primeira vez na maior e mais importante mostra de arquitetura e decoração das Américas, a paisagista Clariça Lima brinca em seus ambientes externos no emblemático e histórico prédio do Jockey Club de São Paulo, na CASACOR SP. A paisagista criou o ambiente ”Jardim dos Terraços”, que compreende quatro canteiros de 16 metros e três jardins verticais com quase 2,5 metros de altura e mais de 4 metros largura. Ao todo mais de seiscentos vasos de plantas com espécies semiáridas como ripsális ellíptica, cactos macarrão e flor de maio encantam os olhares e fogem do óbvio.
Os jardins verticais conquistaram espaço no paisagismo brasileiro e ganharam novas formas, plantas e diversos métodos de montagem. Criados para amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos e também para modificar a paisagem de locais com espaços pequenos, na CASACOR eles dão vida às paredes tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com uma proposta diferenciada de serralheria aparente. A serralheria, além de garantir um visual contemporâneo para o paisagismo, é uma excelente alternativa para moldar e criar variações, personalizando cada projeto.
 
“Inspirada no tema da Mostra “O design mais próximo das pessoas” utilizei as paredes entre os canteiros para fazer três jardins verticais que fogem dos modelos tradicionais. A estrutura possibilita a brincadeira entre os vasos com as plantas, que conforme são relocados modificam o desenho do painel. Minha ideia é mostrar que este tipo de jardim pode ter uma infinidade de possibilidades e ser ajustado ao espaço, área interna ou externa, com imensa variedade de plantas” explica Clariça Lima.
 
Como solução para um ambiente onde as paredes, por serem tombadas, não poderiam sofrer interferências, a paisagista encontrou na marcenaria a melhor solução para desenvolver a estrutura, além de atender a estética do projeto.
 
O jardim une os ambientes: Espaço Baccarat de Jayme Bernardo, Luis Otavio Debeus, Estúdio+5 da TRiART Arquitetura e o Flat da Artis Design +, com uma parede viva, verde e que apresenta uma harmônica variedade de plantas. Para os vasos, Clariça optou pelos de barro, uma contraposição perfeita com a serralheria aparente. Pensando em plantas que exigem pouca manutenção e água, a paisagista usou e abusou de espécies que tem ganhado espaço na decoração de interiores e de áreas externas como o ripsális ellíptica, cactos macarrão, flor de maio, repisais e ripsalis bacífera, além da trepadeira jasmim estrela que irá se entrelaçar na malha aparente, sendo guiado por todo o painel vertical, sob o qual brotam guaimbês. Vasos com plantas ornamentais como o jasmim manga e jabuticabeira compõe com cachepots de capim rubro.
 
“Finalizei com um jardim sensorial que dá continuidade à área gourmet do flat criado pelo escritório de arquitetura da Artis Design + utilizando vasos de gardênia, alecrim e manjericão. A iluminação, feita com ajuda da Sandra Araújo da empresa Archluce, que compõe o cenário noturno no jardim dando destaque e ainda mais vida aos aramados.” concluiu a paisagista.
 
Serviço:
http://www.studioclaricalima.com.br/
Instagram: @studioclaricalima
 
CASACOR 2017 – O design mais próximo das pessoas
Data: 23 de maio a 23 de julho de 2017
Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 1075 – Cidade Jardim – São Paulo – SP
Horário de Funcionamento: Terça a domingo e feriados das 12h às 21h
http://casacor.abril.com.br/mostras/sao-paulo/
Compartilhe isso:
  • Anúncios

    SENAC2Anuncie aquiMarmoraria Carmona12Figura1logo_guaporeAnuncie aquiMaison Dú Metal